Raspadinha da Nota: A Atividade realizada pelo professor Iran Pontes que Viralizou

O mundo da educação está sempre em busca de novas maneiras de engajar e motivar os alunos, e uma dessas inovações recentemente chamou a atenção de educadores e alunos em todo o Brasil e em outros países. Trata-se da “Raspadinha da Nota”, uma atividade realizada pelo professor Iran Pontes, que ganhou destaque e viralizou nas redes sociais, somando mais de 24 milhões de visualizações nas mídias sociais..

O Conceito por Trás da Atividade

A “Raspadinha da Nota” é uma atividade lúdica e interativa que combina o conceito de raspadinha com a avaliação escolar. Durante a entrega do resultado das notas, os alunos receberam suas avaliações com a nota coberta por uma camada que deveria ser raspada, revelando assim a pontuação. A atividade foi proposta depois de pesquisas onde o professor, teve acesso a atividades de raspadinha sendo trabalhadas em outras cidades do país, e terminou sendo mais uma fonte de inspiração para outros professores do Brasil e outros países.

Como Funcionou?

O professor Iran realizou a atividade com o objetivo de tornar a entrega das avaliações mais dinâmica e divertida. Os alunos participam de um jogo onde eles raspam as áreas onde estariam as notas para descobrir qual foi a pontuação. Este método promoveu um envolvimento ativa, diversão e o engajamento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Iran Pontes (@iranpontesm)

A Recepção dos Alunos e a Repercussão

A atividade foi amplamente elogiada pelos alunos, que destacam a forma inovadora e divertida de receber as notas. A ideia também chamou a atenção nas redes sociais, onde a “Raspadinha da Nota” foi compartilhada e comentada por professores e especialistas em educação além de notícias em sites e portais de referência como R7, Metrópoles e Itatiaia. A viralização gerou uma onda de interesse por métodos de ensino criativos e eficazes.

A viralização da atividade trouxe visibilidade para a abordagem pedagógica de Iran Pontes, destacando a importância de métodos que tornem o aprendizado mais envolvente. A “Raspadinha da Nota” não só inovou mas também abriu espaço para discussões sobre novas práticas educacionais que podem ser adaptadas em diferentes contextos e níveis de ensino.

Deixe seu comentário: